Drops de Pimenta - Versão do Diretor

Wednesday, August 10, 2005

PRA QUEM AINDA NÃO ME CONHECE:

Cada um tem sua maniazinha, né? Essas são as minhas:

Transtorno esquizotípico - Transtorno caracterizado por um comportamento excêntrico e por anomalias do pensamento e do afeto que se assemelham àquelas da esquizofrenia, mas não há em nenhum momento da evolução qualquer anomalia esquizofrênica manifesta ou característica. A sintomatologia pode comportar um afeto frio ou inapropriado, anedonia; um comportamento estranho ou excêntrico; uma tendência ao retraimento social; idéias paranóides ou bizarras sem que se apresentem idéias delirantes autênticas; ruminações obsessivas;

Eu tenho que ter aqueles momentos para estar comigo e meus pensamentos, sabe?

Síndrome de Idiot-Savant (idiota-sábio) – forma rara de autismo, também conhecida como “Síndrome de Asperger”, onde uma ou mais habilidades, geralmente artísticas ou matemáticas, podem ser extremamente desenvolvidas, enquanto outras beiram a idiotia. Seriam como “ilhas de genialidade” em meio a um mar de incapacidades.Segundo a CID-10: “Esta síndrome se diferencia do autismo essencialmente pelo fato de que não se acompanha de um retardo ou de uma deficiência de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo. Os sujeitos que apresentam este transtorno são em geral muito desajeitados.”

Dizem por aí que minha coordenação motora não é superdimais, sabe?

Neurastenia – (…) a característica essencial é a de uma queixa relacionada com a existência de uma maior fatigabilidade que ocorre após esforços mentais freqüentemente associada a uma certa diminuição do desempenho profissional e da capacidade de fazer face às tarefas cotidianas. A fatigabilidade mental é descrita tipicamente como uma intrusão desagradável de associações ou de lembranças que distraem, dificuldade de concentração e pensamento geralmente ineficiente. São comuns, além disto, inquietudes com relação a uma degradação da saúde mental e física, irritabilidade, anedonia, depressão e ansiedade menores e variáveis. O sono freqüentemente está perturbado nas suas fases inicial e média mas a hipersonia pode também ser proeminente. (CID-10)

Às vezes dormir é bom, entende?

- Conteúdo chupado de forma leviana do blog Nóvoa em Folha.

2 Comments:

  • Parafraseando Flaubert: Transtorno esquizotípico sou eu!

    By Blogger Gigi, at 9:38 AM  

  • Nossa, tirando a Sindrome de Idiot-Savant (não pq eu não seja desajeitada, mas sim pq eu sou uma desajeitada SEM QQ habilidade - artistica ou (mto menos) matemática - "extremamente desenvolvida"), temos as mesmas "manias"! hahahahaa! (sinto q meu comentario ficou um pouco confuso, não? )

    By Anonymous Anonymous, at 7:09 AM  

Post a Comment

<< Home